Dieta mediterrânica para uma vida saudável

dieta mediterrânea , composta por alimentos naturais altamente nutritivos, é considerada uma das melhores formas de alimentos do mundo, e sua relação com uma vida saudável tem sido demonstrada em várias pesquisas recentes. Atualmente, a dieta mediterrânea é um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

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A dieta mediterrânea é composta de alimentos típicos da região do Mediterrâneo e dos pomares da costa, como peixes, legumes, verduras, frutas (frescas e secas), azeite, entre outros elementos naturais que contribuem beneficamente para a saúde. Razoavelmente moderada, mas carne e laticínios também fazem parte dela. Os vinhos e as infusões são as bebidas.

Este tipo de dieta é compartilhada por vários países mediterrânicos, incluindo a Espanha, Grécia, Itália, França (sul), Malta e Marrocos, que além de dividir a comida outras características tais como conhecimentos, tradições, práticas e habilidades relacionadas com a produção, transformação, conservação, preparação e consumo de alimentos. Atualmente, a proteção e transmissão dessa cultura alimentar é garantida pela declaração do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (2010).

Para demonstrar sua valiosa contribuição para a saúde, pesquisadores da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria com a ajuda da Universidade de Navarra têm realizado estudos que revelam precisamente o alto grau de influência positiva da dieta mediterrânea na a qualidade da saúde e, portanto, da vida.

11.000 estudantes universitários participaram da pesquisa que levou quatro anos. Sua ingestão dietética foi avaliada tendo em conta se os vegetais consumidos, frutas secas, frutas frescas, cereais, peixe, no lado positivo, e produtos lácteos, carne e álcool, no lado negativo.

Dentro das escalas físicas e mentais, as pessoas que estavam mais distantes da dieta mediterrânea tiveram pontuações mais baixas do que aquelas que estavam mais apegadas a essa dieta; Este último desfruta de uma maior qualidade de vida física.

Então, se a dieta mediterrânea é muito boa para a saúde, em que consiste especificamente e como podemos torná-la parte de nossa vida? Existe uma pirâmide alimentar mediterrânea que considera os alimentos consumidos diariamente, semanalmente e eventualmente.

No alimentos básicos sempre vegetais (legumes, frutas frescas, nozes, legumes), cereais (principalmente trigo) e dos produtos lácteos (queijo e iogurte) devem estar presentes. Por exemplo: arroz, macarrão, pão, batatas, entre outros. Os produtos da terra são preferíveis para consumi-los em seu estado natural, frescos e de acordo com as estações do ano.

azeite é um outro factor importante para a alta qualidade e a ingestão nutricional de gorduras saudáveis que reduzem o nível de colesterol no sangue (os ácidos gordos mono-insaturados). Este é um dos fatores pelos quais foi provado que a incidência de doenças cardiovasculares em pessoas que comem uma dieta mediterrânea é muito menor do que aquelas que não comem.

É essencial beber dois litros de água por dia . Da mesma forma, você pode consumir vinho (vermelho) regularmente, mas moderadamente. Use ervas aromáticas para temperar.

Peixes (de preferência azuis), frutos do mar, ovos e aves também são consumidos como fonte de proteína, incluindo carne (em quantidade muito menor). O consumo de mel, nozes e azeitonas também deve ser moderado. Em quantidades muito pequenas, é aceitável consumir açúcar, bebidas açucaradas, produtos de panificação, doces, bolos, entre outros. Mas se você quiser se manter saudável, é melhor evitá-los.

Para todos os itens acima, é ainda mais saudável adicionar uma atividade física diária para manter nosso corpo e cada uma de suas partes em forma, especialmente o coração. Saiba mais sobre essa dieta mediterrânea com uma nutricionista e descubra uma nova maneira de viver mais saudável.